Série Blog | 2. Tudo sobre Nichos

  • Categorias: Blog
  • 20 fev

    como-fazer-um-blog-de-moda

    Olá, pinups! Hoje temos mais um post sobre a série tudo que você precisa saber sobre blogs! Como no post anterior eu mostrei como criar um blog e quais plataformas são mais interessantes e fáceis de mexer (veja aqui), hoje vou falar sobre o conteúdo do blog. É o próximo passo para criação do blog.

    Nichos em blogs: São temas específicos que são direcionados a determinado fim ou público. Ou seja, é quando um blog fala sobre um assunto específico.

    Exemplo: Dentro dos blogs de moda, vemos que a maioria das blogueiras de moda abordam outros nichos (como maquiagem, cabelo, roupa e outros), mas normalmente mantendo um público.

    Isso quer dizer que para criar um blog é interessante você escolher um ramo ou uma área, para se trabalhar. Exemplos: Moda, beleza, saúde, fitness, livros, entre outros.

    Como escolher um nicho

    Muita gente tem vontade de fazer um blog sobre maquiagem, moda, e essas coisas, mas pela quantia de pessoas que já tem nessa área, acabam se desanimando. Outras me perguntam se devem criar um blog com assuntos mais incomuns, como a música, arte, etc. Eu digo que o mais importante é você falar sobre o que gosta e não criar expectativas.

    É muito comum meninas quererem criar um blog de moda só para ganhar produtos de beleza de grátis ou receber coisas de empresas. Já digo que não funciona muito, afinal, para uma loja ou empresa te enviar algo você tem que ter um conteúdo bacana e uma quantia de visitantes razoável. E para criar esse público é necessário trabalho, e muito! Então tem que gostar do que vai ser abordado no blog para você trabalhar e escrever sem ganhar nada (inicialmente). O dinheiro e leitores são consequências de muito esforço e amor pelo que você faz.

    Por que ter um blog de nicho?

    Blogs específicos são mais “fáceis” de controlar, por ser sobre só uma coisa, você pode se aprofundar e criar um conteúdo bem rico voltado para um tema. Além de chamar atenção de empresas dessa área. Para pessoas que querem ganhar dinheiro com blog ou com a internet, blogs de nicho são recomendados. Com o tempo as pessoas lembrarão do seu blog por esse assunto, e assim podem recomendar para outros quando esses demonstram interesse pela matéria.

    No meu caso, o blog pequena pinup é pessoal, mas tem alguns nichos mais trabalhados, como assuntos de cabelo e pinups! Você pode decidir quais temas você quer e focar nesses. Com o tempo as visualizações irão te dizer qual é o ponto forte do seu blog e o que mais chama atenção, e quando isso acontecer, continue postando sobre o assunto e torne ele destacado!

    Nichos destacados e lucrativos:

    Irei listar para vocês os nichos que na minha opinião são fortes e tem grande potencial!

    1. Moda, beleza e assuntos femininos
    2. Saúde, fitness
    3. Relacionamento
    4. Jogos
    5. Tecnologia
    6. Viagem
    7. Educação
    8. Livros

    Por hoje é isso, espero ter ajudado quem quer trabalhar com a internet ou mesmo pra levar o blog como hobby! Um beijo e até a próxima! :)

    ps: veja o último post da série: Como e onde criar um blog (aqui)

    Autora do Pequena Pinup. 20 anos. Cursa Direito. Ama bloggar e falar bobagens por vídeo!

    3 Comentários em “Série Blog | 2. Tudo sobre Nichos”

    1. Bianca Zoccoli 20 de fevereiro de 2015 at 19:58 #

      Oi Renata, tudo bem?
      Eu descobri teu canal antes do blog, e te achei muito legal, engraçada, com umas ousadias capilares muito legais! hahaha
      Tenho um blog que criei em 2013, mas ano passado não tive muito tempo e agora estou retomando. Claro que sei que blogs pra começarem a render tem sim que ter público, mas eu tenho o meu simplesmente porque gosto. Já tive outros blogs pessoais, mas eu era muito “aberta”.
      Gostei muito das tuas dicas, e quem sabe um dia, o meu simples gostar de postar não se torne um pouco maior, né? Claro que seria da hora receber produtos/roupas e tudo mais, mas a maioria das meninas que começam nessa área acabam focando nos benefícios e não no tanto de trabalho que criar conteúdo pra um blog dá.
      Bom, era isso! Já respondi tua pesquisa, vou continuar te acompanhando! Um beijão e parabéns pelo canal e pelo blog!

    2. kawanny Evellyn 21 de fevereiro de 2015 at 13:25 #

      Ola Renata eu gostaria de criar um blog mais eu ainda não seu o nome que quero dar a ele eu quero um blog com tudo feminino Renata me ajuda por favor

      • kawanny Evellyn 21 de fevereiro de 2015 at 13:32 #

        desculpa eu errei na hora do “sei” ah Reh eu gostaria de um Blog que tenha tudo que tem haver com o que eu quero
        Beleza
        Blog
        Cabelo
        Compras
        Customização
        Dicas
        Entretenimento
        Escola/Faculdade
        Fotografia
        Livros
        Look do dia
        Maquiagem
        Moda
        Música
        Relacionamentos
        Resenha
        Textos
        tutorial
        Vídeo

    Deixe um comentário